quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

(Des)acordo Ortográfico


Ontem em rodapé numa espécie de canal televisivo nacional (e público):

"A crise afetou a cultura tal como afetou os outros setores"

"Setores" não são aqueles senhores que nos tentam instruir na escola, também conhecidos por professores? Na minha época eram... lembro-me perfeitamente de espetar o dedo no ar e gritar "Ó setore tenho uma dúvida..."

Quanto ao "afetou" nem vou tentar elaborar um comentário porque nem sei como se lê!

A televisão pública nacional foi a única, até à data, a adoptar o novo (des)acordo ortográfico e passaram a transmitir "diretos" do "Egito"...

Confesso que tenho a sensação que décadas de aulas e leitura se perderam e afinal não sei rigorosamente nada de Português.

3 comentários:

Anónimo disse...

Afetar. Em 2050 vai querer dizer "calafetar". Obviamente que o "cal" não serve para nada; deixa os brasileiros descobrirem isso que depois nós vamos atrás.

Será que agora também temos a palavra "aidética" nos nosso dicionários?

ei nho , ir t*

David Pires disse...

Afetar parece algo que se faz na casa de banho, talvez.
Então e como se diz as pessoas que são do Egito, Egicios?
Muitas duvidas pairam no ar, até o meu computador me diz que eu estou a escrever mal.

Maria Inês disse...

Eu acho que Afetar deve vir de Afta ou assim... totalmente desacordo.