terça-feira, 30 de junho de 2009

Alzheimer

"Sumo de maçã pode ser benéfico contra Alzheimer, diz estudo.

Um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos EUA, sugere que o consumo de sumo de maçã pode ajudar a combater o declínio cognitivo e doenças como a Alzheimer.

Os investigadores usaram um conjunto de roedores para efectuar os testes. Os resultados mostraram que o consumo do sumo ajudou os roedores a terem melhor desempenho nos testes de labirinto, revelando um atraso no declínio da habilidade cognitiva com o envelhecimento, informou o UOL.

De acordo com as conclusões do estudo, os roedores que tomaram durante um mês o equivalente (nos humanos) a dois copos de sumo de maçã registaram uma menor produção da proteína amilóide beta, que é responsável pela formação de placas no cérebro, associadas a doenças como a Alzheimer.

Os investigadores apontaram que são necessários mais estudos para confirmar a capacidade preventiva do sumo."
Notícia retirada daqui


Custa-me muito a acreditar nesta notícia…

Bebo, com bastante regularidade, sumo de maçã e posso desde já afirmar que a minha memória está cada vez pior… até já passei por uma fase em que quando acabava de tomar duche questionava-me se tinha lavado os pés… não me parece que a minha memória esteja a melhorar, antes pelo contrário. Desde que entrei no “Clube dos Trintinhas” sinto, a cada dia que passa, que a minha memória está cada vez pior… ou talvez mais selectiva. Não retenho de todo os pequenos gestos automáticos de todos os dias tais como fechar o carro, meter o cinto, travar o carro, picar o ponto, lavar os pés no duche… entre tantos e tantos outros gestos que de tanto os fazer, todos os dias, deixaram de se enquadrar naquilo que o cérebro considera essencial reter. O mais grave é que, por vezes, nem as coisas efectivamente importantes retenho. Haja sumo de maçã!



7 comentários:

Madalena disse...

LOLOLOLOLLL Spirit....sou igual lollll temos de "dar" nas maçãs :P

beijinhos :D

Sérgio disse...

Pois, sumo de maçã...n é coisa q passe no meu estreito! LOL
Prefiro ser esquecido e não pagar a conta! :D (brincadeira)

Anónimo disse...

Interessante seria saber que tipo de sumo de maçã é: daqueles feitos em casa naturais ou se dos de compra, tipo Compal. Se for dos naturais feitos em casa, a partir de maçãs e só com maçãs, então porque não se tem o mesmo efeito comendo a maçã?

Eu por acaso ando a beber sumo de maça duas vezes ao dia. Daqueles sumos feitos em casa.

Beijinho

Spirit disse...

Madalena,
Eu já "dou" nas maçãs... mas a memória degrada-se de dia para dia... já não há remédio ;)


Sérgio,
Ainda se fosse suminho de cevada... terias uma memória de elefante! lol


Humming,
Colocas umas questões muito pertinentes.
O artigo não refere quais as maçãs, nem como deverá ser feito o sumo.
Acredito que se refiram aos sumos que andas a beber, feitos em casa.
Quanto à última questão não te sei responder, muito embora a tua pergunta faça todo o sentido.

Por via das duvidas vou continuar a beber sumo e a comer maçãs ;)


Beijinhos

Anónimo disse...

Sabes o que faz muito bem à cabeça (memória, concentração e afins)? Lecitina de soja. Há em comprimidos. Uns cem comprimidos de 1200mg custam uns 10€. É um espectáculo.

Spirit disse...

Humming,
Obrigada pela dica :)
Não sei se ainda irei a tempo de melhorar a performance do meu Tico e do meu Teco (nomes dos meus 2 neurónios) mas posso sempre tentar ;)

disse...

O sumo de maça faz isso?...mmm
Já que os 500s post-its que tenho espalhados por todo o lado, para me ajudarem a lembrar...já não ajudam em nada...vou tentar essa nova abordagem...sumo de maça!!!hehehe!!

bjs