terça-feira, 8 de abril de 2008

ACÔRDO HORTOGRAFICO DA LINGUA PORTUGUÊSA

Muito se tem falado nos últimos 17 anos, mas este ano com mais insistência, nesse tal de Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

Sou sincera… é minha convicção que todos os países de expressão de Língua Portuguesa é que deveriam aprender, de uma vez por todas, a falar, escrever e ler em PORTUGUÊS já que é a sua língua oficial.

Mas não! É preferível antes abrasileirar a nossa bela Língua e fazer com que as crianças deste País escrevam coisas como: “O meu nome é Wanda e este sábado fui ver um filme onde entrava um cagado que comia gafanhôtos e a ação decorria no Brazil…” ou “O hypopotamo gerou a atual polêmica no jardim zoológico porque hismagou uma borbolêta…” ou ainda “O trator do meu avo é amarêlo…”

Gosto muito também da ideia de ter um alfabeto novo com 26 letras (as 23 do costume e ainda: k, w e y) porque e só porque “(…) os países africanos possuem muitas palavras escritas com essas letras (…)”. Urgh… É gritante!!

No meio disto tudo agora entendo o site da Super Bock ao qual eu aqui apontei o dedo injustamente… eles simplesmente estavam muito à frente. Ver http://8lue5pirit.blogspot.com/2008/03/super-bock-angola.html.
Apresento aqui as minhas humildes desculpas à Super Bock.

Apresento igualmente as minhas desculpas à Porto Editora que tem um Dicionário Básico da Língua Portuguesa que custa cerca de 5 Euros nas grandes superfícies. Teoricamente este tal dicionário é para apoio escolar… intrigante no mínimo… das 50 palavras que lá fui procurar encontrei 2… Curiosamente encontrei palavras brasileiras (!), angolanas (!), guineenses (!), moçambicanas (!) e angolanas (!) com fartura!!!! Lá está! Mais uma vez esta Editora estava, tal como a Super Bock, muito à minha frente e já estavam a fazer uso integral do tal Acordo. E eu a pensar que simplesmente eram uns incompetentes…

Irei comprar de imediato (até porque só custa 150 Euros) o novo dicionário já rectificado com o Acôrdo Hortografico da Lingua Portuguêsa estou com a ligeira sensação que vou precisar muito dele… tenho uma língua estrangeira completamente nova para aprender :(

7 comentários:

Sra. Alsaharazad disse...

"C" à presidência! Eu voto em ti mais uma vez...

Beijos

disse...

Pois não vai ser nada fácil...a gente não funciona como um pc...é só fazer o update da informação e já tá...
bjs

Anónimo disse...

Bolas! Levei eu tantas reguadas da professora na escola primária, porque tinha erros de escrita nos ditados e agora venho a saber que EU é que estava certo!!!
Vou à procura das professoras (se ainda estiverem vivas?!) que me deram essas reguadas e vou devolvê-las todas!!! Aí é que elas vão ver o que é, literalmente, dar a mão à palmatória! :)

Mas a sério. Este acordo é mais uma ideia que os políticos tiveram na casa-de-banho e que decidiram NÃO puxar o autoclismo, à semelhança de outras tantas ideias brilhantes (e acastanhadas, a menos que estivessem com disenteria) como as alterações ao IVA, a adopção do IMI, o novo Imposto de Circulação e outros(as) mais.

Será que não existem problemas mais prementes em Portugal? Ou será que de acordo com o novo ACÔRDO HORTOGRAFICO DA LINGUA PORTUGUÊSA, a definição da palavra "oásis" alterou-se tanto que, finalmente agora, Portugal conseguiu ser um!!!


Legenda para a correcta leitura deste texto:
Escrito em português de Portugal, anterior ao ACÔRDO HORTOGRAFICO DA LINGUA PORTUGUÊSA.

Anónimo disse...

Lembrei-me de outra coisa:

Existe algum ACÔRDO HORTOGRAFICO entre UK/EUA/Canada/South Africa/Australia/New Zealand/India/(…)?

Como será que esses pobres desgraçados se entendem se não têm ninguém a escrever acordos linguísticos?

Será que as inteligências por detrás do ACÔRDO HORTOGRAFICO DA LINGUA PORTUGUÊSA não lhes podem dar uma ajuda?


Legenda para a correcta leitura deste texto:
Escrito em português de Portugal, anterior ao ACÔRDO HORTOGRAFICO DA LINGUA PORTUGUÊSA.

Anónimo disse...

...E ainda nos chamamos Portugal....da-lhe mais um tempinho e vamos chamar-nos Portugazil......e que tal uma nova ponte que que vá de Chelas, até ao brazil???? Boa ideia eu sei.......E não é uma questão de xenofobia ou racismo ou o que quiserem chamar (somos todos humanos e com direito ao mundo).....é apenas por uma questão económica e de continuarmos a chamar-nos Portugal, embora eu prefisse que nos chamássemos Benficagal....eh eh mas enfim....Palmas para a pequena revolta que te faz manifestar....tens toda a razão...no meio disto tudo e os Portugueses????????? Claro que não contam para nada, esses merdas que não querem fazer nenhum e só se queixam dos impostos, dos patrões, da saude, da educação, então Portugueses vamos mudar...!De lingua de hábitos e de habitantes, acho que devemos tentar a Irlanda, a Inglaterra, a Holanda, a suiça,Luxemburdo, até mesmo a Jamaica...etç:)) Porque como vêem isto esta mesmo bom é para os Zucas, essa gente vinda de um pais exemplar onde não se paga impostos,um pais super desenvolvido, cheio de coisas boas (gajas)....não quero ser demasiado ironico, mas olho ao meu redor e vêjo o que não quero ver....mas este espaço é curto para desenvolver todo o meu pensamento....mas fica uma ideia :)))E Obrigado por me deixares contribuir em algo da tua revolta. Viva as pessoas de bem que pagam impostos que dão muito a um pais que apenas vê nelas isso mesmo!!! Uma fonte de receita, porque na verdade pagam tudo e mais alguma coisa e ainda vêem pessoas que não contribuem absolutamente nada para um pais que no fundo até não gostam...(sim mintam)robam-nos o trabalho com concorrência desleal(ganham muito menos, arroz e feijão são baratos) e pelos vistos vão mudar-nos nos a Lingua aos poucos. Obrigado aos nossos governantes por estarem a acabar com o futuro de Portugal, investindo no futuro do Portugazil...!...E obrigado a ti por deixares invadir este teu espaço, com alguns dos meus desabafos e pensamentos!:)) Revoltado???? Claro que não! Considero mais realidade........Abraços...e Brasileiros???? Claro que sim... Legalizem-se e paguem impostos!!! Quando não.....xau Passemos a AÇCÃO!!!

Anónimo disse...

Eu que só dou tempo em q foda-se escrevia-se com ph (Phoda-se) acho que isto tá tudo muito mal...
No meu tempo não havia nada disto...
Nem a Académica ganhava 0-3 ao SLB...
Já não há respeito...
(Sorry Vanda mas não resisti, LOL)

Olhos Dourados disse...

Que estupidez, esse acordo. Em vez de começarem a aprender a escrever português, temos nós de começar a escrever brasileiro! Enfim, é o estado a que chegamos!