quinta-feira, 7 de maio de 2009

1620 badaladas

Hoje vão-se fazer ouvir 1620 badaladas na Torre da Paz em Benfeita, Aldeia do Xisto, em comemoração dos 64 anos do fim da II Guerra Mundial.


Em 1944 na aldeia de Benfeita foi construída a Torre da Paz com o objectivo de, ao som de um sino, anunciar e celebrar o fim da II Guerra Mundial. O sino tocou pela primeira vez às duas horas da tarde do dia 7 de Maio de 1945, quando na Benfeita se soube (primeiro do que em Lisboa) do fim da Guerra.

Desde então, todos os anos no dia 7 de Maio o sino da paz toca por 1620 vezes (o número de dias que durou a II Guerra Mundial).

6 comentários:

Madalena disse...

Tem graça que li há pouco tempo um artigo sobre isto, em que dizia " Na Segunda Guerra Mundial o Vaticano esteve para mudar-se para Portugal, visto ser um país seguro e neutro ".... porque Portugal não participou na 2ª Guerra Mundial.. :)

Imagina só o Vaticano aqui :P

disse...

Interessante...não sabia!!

laranjinha disse...

bolas...1620 badaladas??isso traduzido em tempo, da quanto??ainda bem que é so uma vez por ano....

Spirit disse...

мα∂αℓєηα,
O Vaticano em Portugal? Livra-te! :)

Jô,
Eu só descobri porque ontem na RFM falaram do assunto ;)

Laranjinha,
Ontem à noite essa questão foi um dos temas de conversa lá em casa :) Ora... de em cada minuto tocarem 4 badaladas (supostamente)... dava 240 badaladas por hora... se a matemática não me falha para tocarem 1620 badaladas seriam perto de 7 horas seguidas de sino a tocar...

Beijos

Anónimo disse...

Ena! Não sabia disto. Para o ano vou ouvir o sino. Gosto tanto dessa zona.

Mas há uma maneira de tocar o sino em que se consegue na boa umas 90 badaladas por minuto. Isto dá 18 minutos a tocar. (Estas contas e aproximações foram feitas a partir duma simulação com um sino vocal na base do "tentéu, ténteu"*, com cronómetro e uma contagem manual feita por dois cromos que precisam de fim-de-semana!)

*tentéu = duas badaladas"

Beijinhos!

PB disse...

Não tinha conhecimento. Obrigado por esta informação interessante.